domingo, 25 de abril de 2010

Pastores?

Beatrice e Biagio parecem ter desviado pouco de suas atenções para Dóris e os capri/ovinos. Não deram muita trela para um motoqueiro que passou e parou na porteira para saber de uma novilha. Ao limpar a caixa de areia de Dóris, se não me engano eles não só cheiraram o odor das fezes e urina como abocanharam alguns pedaços. Dóris dentro do quartinho, tem feito suas necessidades apenas na vasilha com areia do terreno que Sr. Geraldo está capinando. Hoje pela manhã ao tratar e fechar os cães no canil pouco antes de sair, deixei a porta do cômodo aberta para que Dóris pudesse 'me seguir'. Ela tem demonstrado insegurança para sair mas quando a chamo e o ambiente está seguro ela reage melhor. Dentro da sua nova casa o sofá-baú, ela cheirou comida em minha mão e veio cheirar a mão duas vezes, comendo o grão de ração apenas quando o soltei. Fez que se esfregava na treliça e me deixou tocar passando a mão pelo seu dorso e ponta da cauda, ela tem se acarinhado na treliça mas assim perto de mim foi a primeira vez. Assim que saiu do quartinho pela porta foi recepcionada por Espuletinha com algumas brincadeiras, retornou ao quartinho uma vez, mas depois tornou a sair e desceu para ao redor da piscina e sumiu na braquiária. Agora a tarde quando cheguei ela não estava no quartinho e ainda não a ví.
Beatrice pela manhã chegou a ajudar tocando os pequenos ruminantes, mas sempre tenta dar umas abocanhadas e tem a atenção chamada por mim e cessa. Biagio também faz das suas. Ambos tem sido impacientes com Espuletinha quando quer brincar ou os toca, ela já saiu chorando umas três vezes mas está aprendendo a lidar com eles melhor.
Os capri/ovinos quando soltos e já está escurecendo pastejam pelo caminho de volta mas se conduzem para suas baias com o tempo, quando já escuro não pastejam e vão direto para seus lugares. Eles trocam de baia esporadicamente de acordo com suas vontades e dependendo da ordem com que chegam lá. A cabra malhada está no período peri parturiente com úbere cheio e vulva em processo de dilatação. A saudade do cabritinho malhado dela que vendemos já me faz querer ficar com o próximo pra sempre. risos ( Aprendendo a viver sem coração)
Ontem ví três ovos em um ninho das caipiras, os deixei para que fossem estímulo para que botassem lá, hoje de manhã haviam quatro mas todos quebrados e com clara e gema comidos ainda dentro do ninho. O peito apertou e começo a 'pesquisar' quem possa ser o guloso. As galinhas voam rasante quando terminam de comer o milho no alto do morro e vão comer em baixo, já os patos não chegam a voar. Notei o galo jovem hoje com um bando de umas doze galinhas enquanto seu pai estava com outro bando menor pra cima da capineira. O jovem bateu asas e cortejava a galinha pedrez. Creio que naturalmente houve a seleção dessa nova divisão, mas vou observar mais.
Xapurí quando fica pra trás e vê que estou levando seu trato vai trotando até o curral.
Biagio, Beatrice e Espuletinha comeram sozinhos meio mamão agora no café da tarde.

A interação continua, o clima é quente, o por do sol foi maravilhoso e mais um domingo vai se encerrando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário