sábado, 20 de fevereiro de 2010

Mudança de clima? Previsão? Interação com o meio?

Desta vez não ví a tempo os ovos de mosca ao redor do olho de Biagio, em média seis larvas jovens estão na sua pálpebra superior direita. Com desenvolvimento rápido um dia de descuido já é suficiente para muito incomodo, ele coça e sua pálpebra já está inchada. Tenho que ir ao centro comprar larvicida (Capstar-Nitempiram) e sedativo pois ontem quando tentei retirar as larvas com ele amordaçado, sabendo que ele não deixaria que eu as retirasse com facilidade na primeira tentativa, já recebí um rosnado. Em Beatrice que por genética ou comportamento sempre tem menos parasitas, o que houve foi a retirada de um berne frente a escápula próximo ao pescoço esta semana. Ela está na fase inicial do cio ainda com pouco sangramento e vulva dilatada. Terei que levá-la para casa no centro e trazer Verena para evitar briga pois já não se veem há certo tempo.
O surpreendente de ontem, foi um aparecimento repentino de muitas formigas ao redor de toda a casa, algo nunca visto por mim e bastante assustador... não sei ao certo se elas também passaram pelo ninho da Espuleta que há 15 dias havia parido e escondido seus filhotes, o fato é que ontem ela carregou seus seis filhotes um à um para a casinha dela na área do fogão a lenha. Um mais lindo que o outro, todos perfeitos e com umbigos muito bem curados por ela mesma. Choveu forte há dois dias atrás depois de um mês sem chuva, esta madrugada também choveu porém menos, talvez por isso ela pode ter trazido os filhotes. Por coincidência, ontem lendo 'Na língua dos bichos' de Temple Grandin e Catherine Johnson, o capítulo 'O uso das emoções para prever o futuro' veio a elucidar ainda mais a conexão dos animais com a natureza e o meio em que vivem. Não estou certo quanto ao motivo que fez Espuleta trazer seus filhotes essa madrugada, o fato é que se estivesse sem visitas, Biagio e Beatrice estariam soltos e ela não traria ou os levaria para outro lugar ou ainda os deixaria no primeiro ninho sendo atacados pelas formigas ou tomando mais uma chuva ou sofrendo com o que à fez os tirar de lá. Acomodados no quartinho de ração com olhos abertos e iniciando seus passos, passarão a receber minha atenção.

Tranquei a porteira da rua e soltei Xapuri que me conduziu até lá. Pouco depois ele já estava aqui em frente a casa acredito até que 'tocado' também pela 'migração' das formigas. Fui prendê-lo para Thaís e Rossini chegarem de carro e ele se mostrou contra ao entrar de volta para a área do curral fazendo uma manobra demonstrando vontade de ir para o pasto em frente ao curral junto ao gado. Precisava abrir a porteira de forma que o gado nao saísse e ele entrasse, o conduzi então pelo cabresto até a porteira à abrí e o coloquei para dentro.

Os patos já estavam aqui em cima hoje pela manhã e os chamei com o sonoro 'piupiupiupiu' e o barulho do milho na caneca de metal em direção ao galinheiro para que não tomassem conta da piscina novamente. No galinheiro, as aves não comeram todo o milho e foram se disperçando enquanto os patos então ficaram à vontade. Os pintinhos demonstravam sinais de frio com penas um pouco arrepiadas fazendo a camada de ar quente ao redor do corpo.

Os porcos foram alimentados normalmente.

Caprinos e ovinos soltos e mais um final de semana se inicia sob meus cuidados diurnos por aqui e a noite estréia em plantão na clínica veterinária Vida Animal. O Capstar está à caminho com Tio Bosco que ficará pelo menos surpreso também com os filhotes de Espuleta doada por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário