quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mais um, mais um, mais um!!!

Meu pai chegou domingo trazendo legumes e verduras para os suínos e aves. Desceu com o galão de ração dos pintinhos para o galinheiro, creio que para garantir que não falte comida aos seus menininhos... Eles gostaram bastante de ter couve acrescida na dieta uma vez que no pinteiro só tem acesso a água, ração e terra. As aves adultas também recebem folhagem, mas por ficarem soltas durante o dia tem a oportunidade de pastarem outras variedades. O casal de patos tem sido mantido preso no galinheiro também para evitar que nadem na minha lagoa(piscina). Os suínos apresentam bernes vez ou outra, no dorso geralmente.

Dos animais 'lá debaixo' não citei ainda os peixinhos que ficam nas duas manilhas de água como se fosse no meio do pasto para que não tenham que subir para beber no curral. A água sempre limpa, altura máxima de uns 40cm, uma planta aquática no centro natural do lago, algumas pedras e um tronco para facilitar com que as aves que visitam bebam ou os anfíbios que se aventuram saiam. Todas as manilhas e caixas d`água que servem de bebedouros aos animais tem alguns peixes, para evitar a proliferação de larvas de mosquitos e por gostarmos de piscicultura também, porém ainda sem sucesso por os tanques secarem na época de seca.

Beatrice está no centro desde domingo levada devido ao período de cio. Espuleta cuida dos filhotes muito bem que já estão andando por quase toda a área disponível no quartinho. Biagio tem se comportado normalmente mesmo na ausência de Beatrice que sempre foi sua companheira de aventuras, respeita a 'maternidade' e sequer entra no quartinho, a porta durante a noite tem ficado aberta para Espuleta dar suas voltas e durante o dia fica fechada enquanto estou na faculdade. Após a resolução das larvas de miíase na pálpebra, já retirei ovos da mosca novamente em seus dois olhos mais de uma vez em cada um deles. Acredito que ele não consegue evitar o acesso da mosca aos seus olhos, por ter as mucosas meio 'caídas' devido a raça e produção de 'remela' frequente o ambiente se torna propício as moscas que tem me deixado enraivecido, à ele então...

A ovelha agora sim pariu. Não tem características e nem comportamento de primípara, mas aqui é sua primeira cria. Hoje de manhã enquanto soltava os caprinos ouví um 'béééé' diferente que ainda não havia escutado por aqui então logo pensei... Opa, tem gente nova no pedaço. E confirmei minha suspeita ao chegar na baia destinada a esta. A cria branca e preta mais parecida com o pai devido ao tamanho das manchas, já estava seca e andando atrás da mãe. A placenta ao lado direito da entrada. Ofereci farelo de trigo à mãe pensando em não soltá-la hoje por a cria estar ainda muito nova, mas logo mudei de idéia e a coloquei na baia aberta onde havia pastagem, sombra e adicionei àgua para que passassem o dia lá. Coloquei o pai por perto porém do lado de fora da baia.

Xapuri também já está bem malandro ao meu manejo, demonstra excelente audição e só de ouvir o barulho da porta do quartinho abrindo já relincha do lado de lá da porteira que leva ao curral. É realmente bonito de se ver como um garanhão criado sozinho pode ter índole tão calma e curiosa ou envolvente. Não demonstra sinais de agressividade a não ser quando está comendo e outros animais, bovinos ou caprinos e ovinos se aproximam, me segue sempre que passo da porteira com a caneca que levo medindo sua porção de concentrado. Não come o capim picado com tanta vontade quando este não está acrescido de ração ou um farelim pelo menos...

O dia a dia aqui acaba sendo trabalhoso frente ao número de atividades que tem e precisam ser feitas... Mas o cansaço ao final do dia é sempre compensado pelas saborosas lembranças das últimas horas que passaram junto aos animais e a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário