sábado, 31 de julho de 2010



Jessinha(Mel) pariu há dois dias uma bezerra muito parecida com sua irmã, a última cria de Jessinha. A bezerra teve o umbigo curado tem mamado direito e está no curral junto à mãe para receberem melhor atenção neste período. Mel está recebendo capim e milho picados acrescido de farelo de trigo, sal á vontade. As novilhas ao redor do curral também estão recebendo a mesma dieta neste período de pasto escasso. A mais velha está no período pré-parto.
Xapuri também recebe capim e sua ração.
Os caprinos e a ovelha estão agora no terreno do Tio Kennedy onde o pasto está bem melhor. A malhadinha está agora recebendo o manejo dos demais, tem estranhado e berrado um tiquinho a mais...rs
Espuletinha passou um dia e uma noite presa junto a Beatrice no canil para fazer companhia e começar a aprender alguns limites... desde que nasceu tem total liberdade, mas começou a aprontar umas cachorrices... Linda demais, Espuleta nada boba come as fezes da bezerra que acredito estarem cheias de proteína e anticorpos... Não é atoa que ela e sua filha tem saúde de ferro, a natureza é muito sábia e me surpreende a cada dia pois Espuletinha desde que nasceu só teve contato com a bebê caprina, bovina é a primeira vez, mas já a vi comendo as fezes também... Espuleta se superou ainda mais tentando lamber e ou comer os restos placentários saindo da vulva de Jessinha... Sabia natureza e sagaz eu diria.
Os patos estão ficando mais lá embaixo mesmo, subiram ontem e Sr. Geraldo tratou deles aqui em cima, mas o pedi novamente para não o fazer afim de evitar que eles voltem a se acostumar por aqui e em breve nadem na piscina novamente... enfim...
As aves mais velhas foram soltas novamente agora de dia, ficando no galinheiro apenas a geração mais nova e as duas galinhas com seus dois pintainhos cada. Agora apenas uma está chocando e em um dos ninhos já apareceu mais um ovo.
A porca ainda não pariu mas está separada do porco desde já.
Os micos, tucanos, siriemas, pica-paus e demais continuam me dando o prazer de vê-los em liberdade e interagindo com a mata e demais...
Os peixes se refrescam na água bem fria desta época do ano e estão sendo observados quase diariamente até o momento.
Obs: a foto da última postagem é Bichim se refugiando das investidas de Beatrice.
Este é o último sábado das férias que foi muito proveitosa, tanto no serviço quanto aqui no que eu costumo chamar de 'meu' paraíso terreno...

terça-feira, 27 de julho de 2010

Cada gato no seu galho...


Estamos com três gerações de aves caipiras aqui e lá no centro mais uma de poucos dias. O que ocorre é que o galinheiro não tem três divisões, o que tem dificultado o manejo das aves pois a geração mais velha sempre estranha a mais nova competindo por comida e espaço, já peguei várias vezes um lote delas separado num canto acoados pelas mais velhas. Comecei então a soltar as mais velhas de dia, manter na parte externa do galinheiro a geração do meio e a mais nova no pinteiro mesmo. Três galinhas estavam chocando e uma delas já saiu do ninho com dois pintainhos deixando dois ovos inteiros pra trás e dois quebrados com o embrião em formação.

Como o nível da lagoa já baixou muito esta época do ano os patos estão ficando lá embaixo em volta do galinheiro mesmo onde encontram água e são alimentados, além de terem parentes sempre por perto.

A porca está prenha e não demora a parir, o porco só não ganha filhotes por ser macho, pq barriga ele tem viu, nusga...

Os peixes das duas manilhas lá debaixo não se reproduzem a tempos e mantém seus tamanhos, a água agora mais limpa e cristalina com a atenção que venho dando. As demais caixas receberão um filtro externo em breve.

Xapuri segue desferrado e recebendo capim e ração no curral.

O touro, a holandesa e a nelore cinzenta foram vendidos, restaram Jessinha e suas duas filhas, uma delas prenha e a filha da nelore cinzenta.

Neguinha filha de malhada está pra parir também em breve e pelo tamanho da barriga bem que podiam vir uns dois de uma vez...

Biagio foi eutanasiado devido a Leishmaniose...

Beatrice está no cio e dando a maior idéia pra um S.R.D. que tem aparecido por aqui e que ainda bem que é bem menor que ela... Hoje as três, Beatrice, Espuleta e Espuletinha foram banhadas com piretróide carrapaticida.

Bichim, hoje subiu na pia para comer um pão, saiu correndo quando levou a bronca e ainda não entrou em casa denovo... e se continuar desse jeito, nem vai...

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Boas férias pra gente!!!

Após arduo e sofrido primeiro semestre, entramos em Julho com muito vento, neblina e frio. O céu dessa época do ano, digo novamente, é ainda mais bonito, pena de quem não olha pro céu e aproveita para agradecer a Deus.
Malhada pariu uma fêmea toda malhada também que está saudável e já pasteja, berra quase o dia todo conquistando segurança ao afastar de sua mãe, e fica aguardando a resposta dos adultos, mas nada houve, creio ser o processo de desmame já.
Espuletinha tem aprontado das suas, corre atrás da malhadinha lhe mordiscando as patas traseiras, e puxa a corda ora ou outra de algum deles, normalmente nos nós, muito interessante que ela puxa e olha pra eles esperando uma reação, vejo como uma brincadeira desafiadora.
Biagio e Beatrice estão mais caseiros agora com esse clima, o vento a noite é inacreditável, sei que são cães e estão adaptados e sabem se proteger, mas creio que uma cama melhor e duas casinhas fechadas ajudariam bem. Biagio está em tratamento com doxiciclina após positivo de ponta de orelha e negativo de punção de medula, ao final do tratamento, novos exames.
As galinhas voltaram a botar e uma delas está agora chocando seis ovos, quiz eu assim pois os pintinhos que vem da chocadeira chegam aqui sem resposta imune para o ambiente específico, nem todos os ovos encubados são daqui, mesmo se fossem chegam normalmente após a terceira semana de vida. Em recente viagem a Tiradentes, trouxe cinco ovos de barro e colocamos um em cada ninho, está dando certo.
Os suínos vão bem obrigado.
A falsa coral foi devolvida ao ambiente mas foi achada morta por mim e comida por formigas pelo jeito e a jararaca está com o couro secando na cerca.
Os peixes das caixas d`água vão crescendo.
Os bovinos no piquete 1.
Xapuri com capim e ração no curral.
Dóris é macho e segue bem também.
A pata ainda não botou pelo menos que eu tenha visto.
Um rato apareceu no tambor de ração há umas duas semanas atrás e serviu de treinamento para Dóris sendo morto na sequência.
Calei a lagoa ainda com àgua.
Preciso ferrar, escovar, lavar e andar no Xapuri.
Preciso ir lá pra fora observar mais e desfrutar todos os momentos das férias da faculdade, indo ao estágio nos dias específicos, terminar o livro e por aí vai.