terça-feira, 27 de julho de 2010

Cada gato no seu galho...


Estamos com três gerações de aves caipiras aqui e lá no centro mais uma de poucos dias. O que ocorre é que o galinheiro não tem três divisões, o que tem dificultado o manejo das aves pois a geração mais velha sempre estranha a mais nova competindo por comida e espaço, já peguei várias vezes um lote delas separado num canto acoados pelas mais velhas. Comecei então a soltar as mais velhas de dia, manter na parte externa do galinheiro a geração do meio e a mais nova no pinteiro mesmo. Três galinhas estavam chocando e uma delas já saiu do ninho com dois pintainhos deixando dois ovos inteiros pra trás e dois quebrados com o embrião em formação.

Como o nível da lagoa já baixou muito esta época do ano os patos estão ficando lá embaixo em volta do galinheiro mesmo onde encontram água e são alimentados, além de terem parentes sempre por perto.

A porca está prenha e não demora a parir, o porco só não ganha filhotes por ser macho, pq barriga ele tem viu, nusga...

Os peixes das duas manilhas lá debaixo não se reproduzem a tempos e mantém seus tamanhos, a água agora mais limpa e cristalina com a atenção que venho dando. As demais caixas receberão um filtro externo em breve.

Xapuri segue desferrado e recebendo capim e ração no curral.

O touro, a holandesa e a nelore cinzenta foram vendidos, restaram Jessinha e suas duas filhas, uma delas prenha e a filha da nelore cinzenta.

Neguinha filha de malhada está pra parir também em breve e pelo tamanho da barriga bem que podiam vir uns dois de uma vez...

Biagio foi eutanasiado devido a Leishmaniose...

Beatrice está no cio e dando a maior idéia pra um S.R.D. que tem aparecido por aqui e que ainda bem que é bem menor que ela... Hoje as três, Beatrice, Espuleta e Espuletinha foram banhadas com piretróide carrapaticida.

Bichim, hoje subiu na pia para comer um pão, saiu correndo quando levou a bronca e ainda não entrou em casa denovo... e se continuar desse jeito, nem vai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário