terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Volta às aulas...



As aves realmente tem bons ouvidos. Este final de semana passado vi as aves começarem a correr em minha direção quando na hora do trato, a no mínimo uns 100 metros no alto do morro, continuo descendo e elas vem chegando, as que querem chegar mais rápido batem asas... Um dos ganhadores da subida do morro foi o galo jovem, a 'cara' do pai. Quando continuei descendo, esse me deu uma bicada na panturrilha, de leve, tipo que só para dizer, poxa já libera o rango aí. Comecei então a espalhar o milho pelo caminho e todos foram comer. Eles tem subido menos para ao redor da casa, acho que o alimento está bastando por lá mesmo ou andam todos ocupados em pegar seus lugares no bando que vai crescendo. Lá em casa já tem mais um vinte pintinhos eclodidos da chocadeira do meu pai. Por aqui, uma das galinhas dominantes está choca em um ninho dentro do galinheiro. O porco também ouve bem e sobe logo na parede da pocilga, começa a cheirar e fica de pé na porta até que seja servido. A porquinha vai crescendo e está bem. Mais discreta e lindinha como sempre.
Beatrice bem disposta tem me acompanhado sempre quando está solta. A cada dia tem aprendido mais... Obediente vem se socializando melhor com as outras espécies, com Biagio as mesmas manias de montar e morder.
A égua apareceu de novo, malhada e no cio chegou relinchando para o Xapuri que de longe a notou e começou a mostrar interesse. Ficaram relinchando um bom tempo ela de um lado e ele do outro da cerca. Tive receio em que Xapuri tenta-se pular ou se machucasse. Abri a porteira do lado do curral para ela e os deixei juntos... Xapuri gostou muito e foi de uma vez querendo... Ela coiceava bastante... Não usei de técnicas para facilitar a monta, acreditando que eles pudessem se entender. Xapuri queria logo montar e ela só batia, mesmo soltando secreção pela vulva. Ficaram exaustos, alguns machucados, uma manqueira por parte de Xapuri... Os separei e hora e outra soltam relinchos... As formigas que dominaram o lado debaixo da casa tiveram seus telhados arrancados para fazer a barricada da água de chuva na porta de casa e ao lado da mangueira... Novas mudas, um novo gramado, bambús e aos poucos o trabalho vai sendo feito. Mandioca, chuchu, batata e quiabo já estão plantados, alguns brotos já surgem e aguardamos a chuva para ajudar as plantas e refrescar um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário