domingo, 21 de março de 2010

Sunday...

Toda essa semana que passou não encontrei um dia sequer com Sr. Geraldo, saio cedo pra aula e ele tem vindo mais tarde, por estar capinando o terreno do vovô e Tia Nininha... Deixo o trato da tarde para ele pois chego depois disso mais ao final da tarde ou de noite. Um dos entraves que venho tendo é a dificuldade de sincronia com Sr. Geraldo que insiste em não manter o padrão de manejo que estabeleço, misturando os lotes de aves, trocando os caprinos e ovinos de baia, (acredito que o fato de o carneiro ter ficado solto na mesma baia que a ovelha e sua cria tem sido a causa da morte - cabeçada talvez, na tentativa de retorno de cio e nova monta creio eu), deixando Xapuri dia solto, dia preso, sem seguir lógica no pastejo rotacionado dos bovinos. Enfim, já é um senhor de seus 60 e poucos anos e que está conosco há mais de 10 anos, me viu crescer e pelo qual tenho muito respeito não conseguindo as vezes, mesmo que necessário, ser enérgico como patrão ou chamar a atenção devido a diferença de idade e por saber que por muito tempo eu sequer morava ou vinha aqui.
Percebo que uma das maiores dificuldades hoje no meio rural é a mão de obra qualificada, de confiança e etc. Perdeu-se muito da tradição das famílias que moravam e tinham seus filhos criados na zona rural vindo mais tarde trabalhar com os pais ou em propriedades vizinhas já com certa experiência. O veterinário Alexandre que tenho acompanhado no estágio da disciplina de prática II - animais de produção, tem tido o mesmo problema e também relatou outros exemplos, sem falar no histórico de tantos outros casos que ouço por aí. Brecha essa que pretendo começar a atuar em breve.
Hoje choveu quase toda a manhã parando por volta de onze horas onde então fui soltar os bichos, tratar e tudo mais. Xapuri vermifugado e Biagio e Beatrice pulverizados com carrapaticida.
Soltei os pintinhos com as aves adultas por já terem tamanho e idade para tal, já comem grão de milho inteiro também.
Os patos após a temporada presos no galinheiro não vieram mais nadar na piscina, permanecem na lagoa que voltou a encher 100% com este novo período de chuva em meados de março.
A bezerra continua com sua irmã separada da mãe e dos demais bovinos.
Os filhotes de Espuleta durante a semana foram diminuindo, cheguei um dia e faltavam dois dos pintados, no dia seguinte mais dois, depois mais um e agora só uma fêmea resta. Creio que podem ter tentado acompanhar a mãe por aí e acabaram se perdendo(achei um lá embaixo na cisterna uma vez) ou então Sr. Geraldo sem minha autorização já começou a distribuí-los por aí ou levá-los para sua casa, fato que verificarei amanhã.
O domingo segue e os olhos continuam atentos as observações e aprendizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário