sábado, 26 de setembro de 2009

Aves caipiras...


Hà uns sete meses atrás, começamos a incubar ovos de galinha caipira numa chocadeira caseira. Ao mesmo tempo uma, das seis galinhas chocou 5 ovos no galinheiro, esta chocava os ovos junto a outra, que continuou no ninho quando a primeira saiu para ir cuidar dos pintinhos, 5 pintinhos que acabaram restando 4, a segunda saiu do ninho com mais 3 pintinhos dias depois.
A não identificação individual, o número de animais existentes e minha ausência na observação por outros compromissos, não me permitem 100% de veracidade em todos os dados. Sinto que ter mais contato com os animais, conferir anéis se houvessem, manipular as aves o mínimo para que se acostumem ao manejo deve ser considerado.
Neste tempo nasceram mais que 50 aves, em um surto não identificado por exames perdemos 20 aves numa mesma noite, era inverno e fazia muito frio o que pode ter contribuido para o desenvolvimento de alguma patologia nestas que tinham em média um mês de vida.
Alguns dos ovos incubados vieram de outros criadores da região não sendo do meu conhecimento suas procedências, status sanitário e demais dados.
Os pintinhos logo que eclodem são alojados em ambiente com aquecimento por luz incandescente, cama de palha de milho moída, ração de frangos em crescimento e água. Um lote que acompanhei o nascimento, molhei o bico na água de dois pintinhos que logo aprenderam a beber e onde estava a água e iniciaram sua dieta com ração mais precocemente. Muitos deles bicam o material usado na forração até que aprendem o que é comida e o que não é. Eles ficam até 3 ou 4 semanas neste sistema e depois são transferidos para o galinheiro, na área reservada para pinteiro até que atinjam porte para poder conviver com as outras aves.
Ontem um galo pedrez jovem sumiu restando apenas algumas plumas e penas próximas ao galinheiro do lado de fora... suspeitamos de um cão S.R.D. andarilho que apareceu por estes dias com sinais de maus tratos. Minutos depois Sr. Geraldo nosso funcionário disse ouvir a galinha "bater pinto" e foi checar enquanto eu tratava das demais, constatamos depois que uma galinha havia chocado oito ovos sendo 8 pintinhos nascidos e restando um ovo à eclodir, transferimos essa para o galinheiro junto a sua prole devido os riscos com gaviões e demais predadores.
Hoje pela manhã ao soltar as aves que voltaram a dormir todas presas no galinheiro, seis frangos e frangas assim que saíram começaram a pastar... me imprecionei com a intensidade de interesse e satisfação com que aquelas aves faziam isso... ao oferecer milho nem todas manifestaram interesse pelo grão e foram se espalhando.
Um outro galo jovem este bem mais novo que o pedrez demonstrou comportamento de acasalamento com outros animais bem mais jovens até que o galo dominante se fez presente, depois de distraído, o jovem perseguiu mais uma franga e depois uma galinha que teve alívio ao entrar no território do galo mais velho, fazendo com que o mais jovem parasse. O mais velho estufou o peito e bateu asas cantando na sequência o que afastou o jovem eufórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário