quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fotografar não basta, tem que observar...


















É evidente como Jersinha é a fêmea alfa, ou matriarca. As demais sempre demonstram que a tem como referência de segurança, caminho e consciência coletiva. Naturalmente por ser mãe de três delas e a mais velha do rebanho. No pasto em que agora estão continuam preferindo o alto para dormir.

Moleca continua se estressando com Bichim, este ainda quer forçar um namoro com ela que ainda só pensa em brincar. Pela manhã assim que coloco Beatrice no canil, Moleca vem para dentro de casa mesmo não tendo sido acostumada a tomar leite igual a Bichim, que hoje foi guloso e não deu preferência à ela como fez na ração mesmo em um recipiente que comeriam os dois juntos. Pude notar que ambos fazem passeios realmente longos e demorados como é característico dos felinos. Retornam e tem o quartinho de rações como lar dentro da mala de corda que virou suas camas. Destaque vai para o banho de carinho e higiene sobre Karl Marx, Émile Durkeim, cadernos, agenda...


















Pretinha está sendo desmamada para período seco da Preta que já está novamente gestante. Todas estão com score 3,5-4 assim como Negão que continua sagaz!

Os leitões estão ainda em adaptação com o novo ambiente. A porca ainda não dá bola pro porco.

Beatrice e Espuletinha tem si comportado muito bem! Bichim fica muito perto de Beatrice na minha presença pelo menos, assim como também já o tem feito Moleca.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

BIOdiversidade...

Verena e Beatrice estão apresentando juntas um comportamento que tem influências hormonais e é um tanto quanto curioso, chama-se pseudociese ou gravidez psicológica.
As glândulas mamárias estão aumentadas de tamanho, o abdomem parece ter sofrido também alguma alteração, ambas estão mais quietas porém inquietas em seus prováveis 'ninhos' onde escavam com as patas, dão giros sobre o mesmo lugar e se deitam com cautela como se não quizessem ferir os filhotes. Verena com tamanha inquietação também apresenta compulsão por lambedura de suas patas, característica já apresentada também outras vezes. Ainda mais curioso é o fato de ambas estarem vivendo separadas por 10km de distância e terem se visto pela última vez a mais de um mês atrás. Seria este um fator desencadeador? O fato de terem se visto por dois dias e talvez revivido suas relações afetivas? O tratamento é hormonal e no mercado existem diversas marcas à critério de escolha do médico veterinário responsável pelo tratamento. Não é uma patologia grave mas carece de tratamento devido a produção de leite, alteração do comportamento e etc. Os cães devem sempre ser assistidos por um médico veterinário e infelizmente algumas cadelas sofrem com este distúrbio por falta de conhecimento dos proprietários.

Moleca apareceu com uma ferida provocada quase certamente pelos caninos de Bichim que tem se engraçado com ela sem respeitar sua jovialidade para relacionamentos sexuais. Esta vem se adaptando bem e parece estar gostando muito de seus novos ambientes. Porém, terá sua liberdade privada dentro de casa uma vez que hoje pela manhã nos presenteou com uma 'caca' no sofá da sala. Ai ai ai menina Moleca.

Os leitões estão sendo agora transferidos de pocilga assim como a porca e o porco para observação de novo cio e monta.

As vacas, novilhas e bezerras serão transferidas de pasto para o descanso e rebrota das gramíneas onde hoje se encontram.

Os frangos recém chegados bem como as galinhas d`angola ainda permanecem separados dos demais para fase de adaptação de dieta, ambiente e bando.

Assim está sendo este início de outono único como qualquer ser.