domingo, 7 de novembro de 2010

Complexidade

Logo ao chegar soltei Beatrice, Espuletinha e o Cabrito pai que foi direto para a 'casa' com sua esposa e duas filhas. As 'grande ruminantes' subiam para o curral e foram saudadas também...
Tratei dos porcos e galinhas que já estavam dentro do galinheiro todas empuleradas devido a hora.
Uma, duas, três espécies ou mais no mesmo ambiente vivem em harmonia social dentro de seus contextos.
Tem ocorrido uma maior aproximação entre o felino e a cadela maior, hoje o fato foi que há dois dias fora dei atenção aos animais em minha chegada e seguí com as demais tarefas. Não tardou e a cadela menor estava no pano do banheiro deitada dentro de casa, a maior na cama à porta e na espreita apareceu o felino na sala que não demorou em subir ao sofá. A saudade e o cumprimento de chegada ocorrerão ao mesmo pela falta de oportunidade anterior em acariciá-lo, talvez distante em alguma tarefa ou mesmo esperando o momento certo de se aproximar. Após em média meia hora ao retomar alguma tarefa e me levantar Beatrice chegou a sala ficando então as três espécies no mesmo ambiente. Tratei de confortar Beatrice à situação e interagir de forma receptiva afim de aproximação, o felino então subiu ao meu colo quando retornei ao sofá e a cadela maior chegou perto permitindo carinho, falei que éramos amigos e que poderíamos conviver juntos normalmente deixando que os dois se permitissem estar mais próximos comigo de interlocutor da nova situação. Bichim desceu para pegar um inseto que caiu logo atrás de Beatrice que continuou recebendo meu carinho e agora com as duas mãos, enquanto o felino cozinha adentrou. Beatrice se retirou alguns minutos após e fui na sequência ver qual seria a interação com o meio, desconfiei que fosse indo atrás do felino mas não o ví. Indo então ao quarto encontrei Espuletinha sobre minha cama e a tirei de lá dizendo que não pode e etc ao ver fezes e urina sobre a mesma. O odor característico de ambos excrementos eram do felino. Acredito que o feito tenha sido em protesto pelo desvio de atenção do inseto e de minha parte para com Beatrice uma vez que Bichim nunca havia feito tal gesto anteriormente em minha cama. Pode ser também pela presença prévia de Espuletinha lá, na tentativa de incomodô-la ou dizer que área fosse dele. Beatrice mais cedo bebeu da àgua da fonte no quarto coisa que Bichim sempre faz, outra coincidência? Creio que não, a àgua em movimento é preferida dos felinos, se Beatrice sentiu o cheiro de Bichim pelo quarto ou talvez na fonte, o menos provável devido behavioristas dizerem que os felinos preferem àgua corrente por deixar menos rastros.
Todas suposições que podem ser melhor estudadas e discutidas como sempre afim de descobertas e achados em comum.
Há minutos atrás antes de desejá-las boa noite ví um pequeno sapo próximo a porta da cozinha que degustava alguns ribibius(cupins de asas), Espuletinha que entrava em casa retornou quando a chamei dizendo que não mais podia, Beatrice deitou-se. Ví o sapo se conduzir para alguns insetos e rejeitá-los, achei então um ribibiu no chão com apenas uma asa inteira e uma quebrada e joguei próximo ao sapo que o abocanhou em seguida. Fiquei perplexo em alimentar um sapo pela primeira vez e então peguei mais dois ribibius e os joguei novamente para o sapo e que os engoliu em seguida. Tirei algumas fotos é claro mas sem muita precisão, apaguei então a luz para que os insetos parassem de ser atraidos para ela, podendo voar para o poste ou cairem e tentarem fazer novos cupinzeiros ou serem abocanhados pelo pequeno sapo ou qualquer que seja outro destino. As formigas tomam conta da casa nessa época ainda mais e se tornam uma preocupação para a estrutura da mesma. Seriam as formigas inocentes em distruírem sua própria casa? Seria esta a casa das formigas? Seriam apenas suposições???

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Prazeres...

Os leitões se desenvolvem bem e em breve serão desmamados.
Espuletinha está no cio e venho tentando mante-la longe do pretendentes que sempre aparecem quando as meninas estão naqueles dias...
Bichim está mais corajoso e tem ficado perto de Beatrice que se mostra mais pacífica e respeitosa com sua presença, nesse momento ela a um metro de nós e Bichim no meu colo pedindo carinho... estou extremamente satisfeito com essa nova amizade entre os dois. Bichim caçou seu primeiro rato filhote ontem.
As vacas tomaram chuva hoje assim como os caprinos que se não se molhassem não pastariam devido ao grande período de chuva durante o dia.
As galinhas estão chocando duas por ninho com ovos diversos. Duas frangas não saem do chiqueiro com o porco.
Ai ai chácara Bela Vista, nem sempre é possível digitar os prazeres que me proporciona.